Sessão Ordinária     Número 035    14/10/2015    20:00

Também comentou sobre o acontecido e que houve um mal entendido sobre o pagamento do benefício, sem que houvesse a necessidade de fazer a divulgação nas redes sociais. Disse que foi contra o pedido de informação porque quando era vereador de oposição, sempre teve seus pedidos negados, mas que buscava as informações na fonte. Pediu ao Líder do Prefeito que providencie a colocação de macadame na rua de acesso ao cemitério da Serra dos Alves.

Parabenizou os estudantes pela iniciativa em cobrar o cumprimento do pagamento do benefício prometido. Citou outros exemplos de benefícios pagos com recursos públicos no Brasil. Agradeceu a presença de todos.

Agradeceu a presença dos estudantes. Disse que como legislador todos os vereadores tem direto à informação para melhor oferecer respostas à comunidade. Destacou que sempre será favorável ao que é de interesse da comunidade, como obrigação para tomar as decisões corretas. Lembrou que o Anteprojeto em questão foi apresentado em 2013 e agora apenas queria uma resposta sobre o atraso do benefício e para que os estudantes beneficiados pudessem se organizar financeiramente, vindo a solicitar também informação à cerca do anteprojeto. Voltou a defender a sugestão de pagar 100% do custo do transporte, vindo inclusive ao encontro de uma promessa do campanha do atual prefeito. Agradeceu À aprovação da Moção 04/2015 que também procura beneficiar os estudantes, em cursos técnicos.

Esclareceu que os vereadores não podem criar projetos que geram despesas ao Executivo, e este tem a liberdade aumentar ou não as despesas se houver recursos. Que neste sentido os vereadores podem apenas apresentar anteprojetos. Lamentou que o Pedido de Informações foi fotografado dentro da Câmara e repassado para posterior publicação em redes sociais. Destacou que quem começou a pagar o benefício no município foi esta administração. Lamentou que os vereadores do PSDB também já foram contrários a um projeto de Lei de Aposentadoria, porém a voto não foi publicada. Por fim pediu que todos os vereadores ajudem a cobrar da SDR Rio do Sul a manutenção do acesso à Agrolândia, via Trombudo Central, para realizar pelo menos uma ação tapa buracos.

O vereador Ginafranco, em solicitação de “Questão de Ordem” solicitou espaço para esclarecer que no caso citado que a oposição votou contrário ao um Projeto de Lei, a oposição apenas se absteve do voto por falta de respaldo jurídico a respeito da tramitação.

Salientou que jamais será contrário a um benefício aos munícipes e que jamais irá fotografar uma tramitação dentro da Câmara e espalhar para fazer confusão na cidade.

Disse que votou contra o pedido de Informação porque sentiu que não havia a necessidade, haja vista que as respostas já existiam. Afirmou que o lado positivo da tramitação foi a repercussão e a busca de mais informações por parte de todos os vereadores. Que se dependesse da vontade particular, estes estudantes deveriam dispor de curso superior ou técnico no município de Agrolândia, sem a necessidade de se deslocar até Rio do Sul. Elogiou o Pedágio da Apae que arrecadou R$ 9.557,50 no municípios e mais R$ 3.995,70 em Atalanta. Enalteceu também o Passeio Ciclístico promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores, com 127 inscrições (60 inscrições em 2014).

Lamentou que foi exposto o nome dos vereadores de forma negativa durante a última semana por conta de uma tramitação na câmara. Justificou que foi buscas informações, sendo comunicado que 51 alunos recebem o benefício de 50% do transporte escolar e que o valor atrasado será pago nas próximas semanas.

Parabenizou os estudantes pela atitude de reivindicar direitos. Garantiu que dentro das possibilidades, a administração municipal sempre irá atender os munícipes, porém houve uma grande queda de repasses financeiros ao município, mas os benefícios voltarão a ser normalizados em breve. Como presidente chamou a atenção do vereador Gianfranco para evitar a desarmonia entre os vereadores. Também parabenizou o Pedágio da Apae e o Passeio Ciclístico. Por fim pediu a Líder do Prefeito que solicite ao chefe do Executivo que olhe com carinho para as indicações ou pedidos de todos os vereadores. Finalizando, pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do Sr. Osmar Dias.

Deu boas vindas aos estudantes e agradeceu por estarem prestigiando o trabalho dos vereadores em prol da comunidade. Parabenizou o estudante Laércio, pela espontaneidade na tribuna. Pediu ao líder do Prefeito de solicite a manutenção das estradas do Rio Novo e Serra Velha, que estão em péssimas condições de tráfego.